As Normas Técnicas para Vidros

bezbarwne_float1

O vidro não é apenas um material transparente usado para fechar vãos. É fundamental ter um pouco mais de conhecimento, ou de profissionais qualificados que auxiliem na hora da compra, pois o vidro pode agregar alguns benefícios ao projeto, seja na segurança, ou no conforto térmico-acústico.

As esquadrias em PVC podem ser instaladas com vidro duplo ou simples. No caso do vidro duplo, a vantagem é a composição de lâminas intercaladas com uma câmara de ar seco, que proporciona uma economia de energia de até 75%.

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas determinou algumas especificações para o consumidor ficar atento na aquisição de vidros. Segundo os requisitos da ABNT NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho, é importante conhecer as propriedades para cada tipo de vidro comercializado:
ABNT NBR 14697 — Vidro laminado
ABNT NBR 14698 — Vidro temperado
ABNT NBR 16015 — Vidro insulado – Características, requisitos e métodos de ensaio
ABNT NBR 16023 — Vidros revestidos para controle solar – Requisitos, classificação e métodos de ensaio. “No caso do vidro temperado, o selo do Inmetro é uma evidência de que o produto está em conformidade”, alerta Silvio Carvalho (gerente Técnico da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro) e menciona que, normalmente, os profissionais desconhecem as diversas opções que o mercado brasileiro oferece e deixam de explorar todo o potencial que o produto apresenta.

Outro ponto importante é estabelecer a correta espessura do material, que é dimensionada em função das pressões de vento no local e pela forma como será instalado.

http://www.bellevue.com.br/esquadriasempvc

Deixe um Comentário