Nova Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais

 

Selo_Bellevue_Acustica

No último dia 19 julho, passou a vigorar a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, a NBR 15.575, publicado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Esta norma é fruto do trabalho da Comissão de Estudos de Desempenho de Edificações, criada pelo Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02) e apoiada pela indústria da construção do país.

ENTENDA A NORMA
A NBR 15.575 trata de três classes de desempenho acústico (mínimo, intermediário e superior), além de níveis máximos de pressão sonora aceitáveis, gerados por equipamentos motores e instalações hidrossanitárias. Os usuários terão acesso a essas informações e poderão reclamar quando constatarem problemas acústicos em seus imóveis.

Algumas melhorias imediatas que a NBR 15.575 trará, em relação ao conforto acústico: as paredes geminadas entre dormitórios e outros ambientes passam a ter um desempenho mínimo de 45 dB de isolamento. As paredes de alvenaria, que vinham sendo construídas com até 9 cm de espessura, deverão ter agora no mínimo 15 cm. Em paredes com espessura menor, o sistema drywall pode ser uma solução viável para alcançar as exigências da norma. Além disso, lajes de concreto com espessura menor que 10 cm, não atendem mais às exigências mínimas.

A norma também tem como características estabelecer as responsabilidades de cada um das pessoas físicas e jurídicas ligadas a uma edificação – construtores, incorporadores, projetistas, arquitetos, fabricantes de materiais, administradores condominiais e os próprios usuários. Fica claro o compartilhamento da responsabilidade sobre a edificação ao longo do tempo.

A norma foi dividida em seis partes:
Requisitos Gerais (NBR 15.575-1);
Sistemas estruturais (NBR 15.575-2);
Sistemas de pisos internos (NBR 15.575-3);
Requisitos para Sistemas de vedações verticais internas e externas (NBR 15.575-4); Sistemas de coberturas (NBR 15.575-5), e
Sistemas hidrossanitários (NBR 15.575-6).

Mais informações no site da ABNT: http://www.abntcatalogo.com.br/

Fonte: Vibranews.com.br

 

Deixe um Comentário