O que é Ruído?

ruido-problema-cardiaco_nickmartins

Já abordamos diversas vezes aqui no blog sobre o ruído, e os males causados pelo excesso de barulho, mas afinal o que é ruído?

A definição mais aceitável para o termo é: qualquer som indesejável, desagradável e que perturba, de forma física ou psicológica todo aquele que ouve o barulho. O ruído se refere à frequência, intensidade e duração. Assim podemos conceituar que ruído é o som ou a mistura de sons que são capazes de causar dano à saúde de quem está exposto. O ruído é o causador da chamada poluição sonora que caracteriza a emissão contínua de barulhos que provocam o ruído.

Em termos gerais, a poluição sonora é a emissão de ruídos, que por sua vez, ultrapassam os níveis legalmente estabelecidos, de modo continuado.

A Resolução 001/90 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) é o instrumento legal que estabeleceu as normas gerais sobre a emissão de ruídos. A referida resolução do CONAMA concede validade à NBR nº 10.152, a qual dispõe sobre a avaliação de ruídos em áreas habitadas.

Segundo a norma, a emissão de ruídos, em decorrência de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política, obedecerá ao interesse da saúde, do sossego público, aos padrões, critérios e diretrizes estabelecidos. Logo, os ruídos superiores aos níveis pré-determinados pela NBR 10.152, que relata sobre o conforto acústico, são considerados prejudiciais à saúde e ao sossego público.

A tabela a seguir apresenta os níveis de ruído de fundo, em dBA, para diversos tipos de ambientes, conforme a norma NBR 10152.

Tabela* O valor inferior representa o nível sonoro para conforto e o superior o nível máximo aceitável para a finalidade.

Imagem: Google

Deixe um Comentário